Dicas para decorar pequenos espaços

Dicas para decorar pequenos espaços

11/02/2020

Cada espaço é especial e precisa se conectar com aqueles que vivem nele.

No caso de ambientes com pouca metragem, precisamos aproveitar cada precioso centímetro, sem permitir que essa limitação de tamanho prejudique o ambiente e a sua decoração. Na sequencia confira umas dicas para decorar um espaço pequeno, sem comprometer o estilo ou a funcionalidade:

 

1. Eliminar objetos desnecessários

Elimine todos os objetos que não combinem com a divisão e decoração pretendida e/ou que não tenham qualquer utilidade - não há espaço para acolher coisas pouco essenciais. O que escolher manter deve ter um lugar certo, porque ao manter tudo organizado e no lugar certo, o espaço vai automaticamente parecer mais amplo e arejado.

Eliminar objetos desnecessários

Eliminar objetos desnecessários

 

2. Cor monocromática

A escolha da paleta de cores deve recair sobre tons mais suaves e claros que aumentam, de forma natural, um espaço reduzido. Optar por uma decoração monocromática, ou seja, escolher uma só cor e utilizar em tons de intensidade variada, é uma boa ideia. A pintura de paredes e tetos de um só tom amplia visualmente a divisão e, se a tinta tiver um acabamento acetinado, reflete mais luz, aumentando o espaço. Se a mobília for escolhida em tons idênticos aos das paredes, o espaço tornar-se mais harmonioso e amplo - as cores contrastantes fazem o contrário, ou seja, encurtam o espaço. Reserve as cores fortes para os têxteis e outros pequenos apontamentos.

Cor monocromática

Cor monocromática

 

3. Luz natural

A luz natural inunda o ambiente pequeno com um efeito surpreendente criando a sensação de amplitude do espaço. Se não interferir com a sua privacidade, opte por cortinas te tecido leve e semitransparente, sempre em tons claros. Se a luz natural não for muito abundante, invista na iluminação artificial com focos de teto, candeeiros e coluna de pé e de mesa.

Luz natural

Luz natural

 

4. Lembre-se dos espelhos

Juntamente com a luz natural, os espelhos são um dos melhores recursos para fazer qualquer espaço parecer maior: pendurado ou pousado no chão, um espelho é um dos elementos que não pode faltar no décor de espaços compactos.

Lembre-se dos espelhos

Lembre-se dos espelhos

 

5. Distribuir a mobília

Evite expor mobiliário nas áreas de passagem - além de não ser prático, vai apertar ainda mais um espaço já por si pequeno. Aposte em mobília "curta" - ottomans, puffs, cadeiras sem braços, mesas baixas - para não roubar centímetros preciosos e "abrir" mais o ambiente.

Distribuir a mobília

Distribuir a mobília

 

6. Peças grandes ou pequenas?

Ainda em termos de mobiliário opte por peças grandes, em menor quantidade, do que muitas peças pequenas. A quantidade vai dar um aspecto desarrumado ao espaço, ao contrário de meia dúzia de elementos de grande porte que vão proporcionar um ambiente calmo e estruturado ao espaço. Os móveis com bases abertas são indicadas para ambientes mais apertados porque deixam o espaço "respirar".

Peças grandes ou pequenas?

Peças grandes ou pequenas?

 

7. Chão visível

Um chão visível fará qualquer divisão parecer maior ao contrário de um coberto por tapetes. Opte por colocar o tapete  apenas numa parte do espaço, deixando sempre alguma parte do chão à vista.

Chão visível

Chão visível

 

8. Escolhendo mesas e sofás

Em vez de ter uma mesa de centro na sala, opte por uma consola comprida e estreita para exibir por de trás do sofá ou então uma mesa de apoio (os conjuntos de duas ou três que encaixam umas debaixo das outras são perfeitas para espaços reduzidos), estacionada ao lado do sofá e que pode ser colocado no centro sempre que necessário. Se a mesa  tiver pés, ganhará espaço debaixo do mesmo para guardar, em cestos, revistas, livros e mantas.

Escolhendo mesas e sofás

Escolhendo mesas e sofás

 

9. Televisão

A televisão pode ser fixada na parede ou então no teto através de suportes específicos.

Televisão

Televisão

 

10. A cama em quarto de criança

Num quarto para crianças com dimensões reduzidas, continua a ser fácil decorar com diversão: opte por beliches ou então as camas 2 em 1, onde uma delas está camuflada como uma espécie de gaveta encaixada sob a cama de cima, podendo ser aberta de noite e ocultada de dia. Ainda no que toca ao espaço das crianças, recorra aos arrumadores de parede não só para decorar, mas também para organizar.

A cama em quarto de criança

A cama em quarto de criança

 

11. Decorar o corredor

Mesmo os ambientes compactos têm corredores e, embora sejam espaços de passagem, podem ser decorados elegante e eficientemente. O corredor é o local ideal para colocar armários estreitos (ganhando espaço de armazenamento) ou então para exibir a sua biblioteca. Se preferir deixá-lo vazio, pinte as suas paredes ou crie uma composição de quadros, isso vai dar conexão com a casa, sem parecer um local esquecido.

Decorar o corredor

Decorar o corredor

 

12. Materiais transparentes

Os materiais transparentes alongam qualquer zona porque acabam por refletir a luz e o próprio espaço: pode ser uma mesa com tampa de vidro ou de acrílico, portas e armários com vidro, cadeiras em acrílico transparente, uma divisória ou um biombo de vidro.

Materiais transparentes

Materiais transparentes

 

13. Decoração minuciosa na cozinha

Numa cozinha com poucos metros quadrados escolha uma mesa que possa ser fixada à parede e aberta exclusivamente à hora das refeições, bancos altos ou empilháveis, acessórios fixados sob a bancada para organizar todo o tipo de utensílios - uma decoração minuciosa para poder cozinhar e saborear com muito estilo.

Decoração minuciosa na cozinha

Decoração minuciosa na cozinha

 

14. Decorar o banheiro

Embora quase sempre pequenos, os banheiros podem ser habilmente decorados, basta aproveitar as suas paredes para instalar prateleiras bonitas e funcionais, espelhos vistosos, um porta-rolos estiloso papel higiênico, um banco com arrumação interior ou que sirva para colocar a roupa suja.

Decorar o banheiro

Decorar o banheiro

 

15. Mobília multifuncional

Em espaços pequenos não há nada como apostar em mobília multifuncional para decorar com estilo e praticabilidade: camas com arrumação sob o colchão, sofás-cama, mesas de centro, bancos-baú, puffs que abrem para revelar espaço de arrumação extra.

Mobília multifuncional

Mobília multifuncional

 

16. Experimente a arte de embutir

A arte de embutir - desde eletrodomésticos, a prateleiras, estantes ou armários - cria um efeito visual interessante e organizado, sem roubar espaço extra... muitas vezes acaba mesmo por o libertar.

Experimente a arte de embutir

Experimente a arte de embutir

 

17. Quartos apertados

Em quartos de dormir apertados, troque as tradicionais mesas-de-cabeceira por nichos ou prateleiras fixadas ao mesmo nível, para conseguir o mesmo efeito, com a vantagem de conseguir um look original e apelativo.

Quartos apertados

Quartos apertados

 

18. Otimizar recantos

Procure otimizar recantos que parecem muito pequenos para servirem algum propósito interessante: será que aquele nicho não é mais do que suficiente para montar um pequeno escritório ou esconderijo para leitura? O espaço debaixo de uma escada também podia acolher um canto de estudo, leitura ou então uma prateleira embutida para mil e um objetos. O mesmo aplica-se aos espaços existentes nos patamares das escadas.

Otimizar recantos

Otimizar recantos

 

Temos muitas possibilidades de aproveitar os espaços, fazer bom uso e deixa-los esteticamente lindos, espero que gostem das dicas e apliquem nos seus espaços.

Compartilhe